orquestra de sopros da ufrj

Formada por alunos de graduação da Escola de Música

A Orquestra de Sopros tem por objetivo o desenvolvimento técnico e musical de seus integrantes, com a apresentação da literatura para sopros, por meio de ensaios regulares e programas que incluem obras originais, transcrições e arranjos de compositores desde o século XVIII até o XXI.

Ao repertório tradicional de compositores europeus e americanos como Gustav Holst, Vaughan-Williams, Persichetti, Alfred Reed, Frank Ticheli, John Corigliano e Johan De Meij, a orquestra dá especial atenção também ao repertório brasileiro, já tendo executado obras de Villa-Lobos, Murillo Santos, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani-Côrtes, Hudson Nogueira, João Guilherme Ripper e Sérgio Di Sabbato, entre outros.

Desde sua fundação a Orquestra de Sopros da UFRJ vem se apresentando no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, na Sala Cecília Meireles, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ e em eventos importantes como o Festival Villa-Lobos e o Panorama da Música Brasileira Atual.

Em 2009 lançou seu primeiro CD com as duas obras para orquestra de sopros de Villa-Lobos, o Concerto Grosso e a Fantasia em três movimentos em forma de choros, sob regência do maestro Marcelo Jardim.